Buscar
  • Gecon Condominios

Itens mais buscados por quem deseja morar em condomínio

Piscina, elevador, academia e porteiro 24 horas estão entre as principais comodidades e valorizam os condomínios, revelam pesquisas do QuintoAndar

Existe uma palavra-chave que está intimamente ligada à motivação das pessoas que preferem morar em condomínio em vez de uma casa: a praticidade. A razão de tudo isso está, justamente, nas opções de lazer e infraestrutura dedicadas aos moradores, sem que eles precisem ter qualquer responsabilidade - além do zelo no uso, é claro - por esses equipamentos e instalações.

Quando se mora em uma casa, todo o trabalho e os custos ficam por conta dos moradores. Já em um bom condomínio, serviços como limpeza e manutenção são rateados e incluídos nas taxas pagas por todas as unidades. E o trabalho é feito por profissionais, sejam eles contratados ou terceirizados.

Quanto mais atrações o condomínio oferece, maior é o interesse de moradores em potencial. E alguns itens costumam sempre estar entre os mais buscados por quem pretende morar em condomínio.


Levantamento mostra os itens mais valorizados em condomínios

Recentemente, o site QuintoAndar fez um grande levantamento para saber quais são os itens mais valorizados em condomínios pelas pessoas que usam os mais de 60 filtros de busca de sua plataforma digital na procura de imóveis para morar.

O estudo englobou São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS), quatro das principais metrópoles do país, e foi dividido por trimestres. E os resultados trazem uma visão para que os síndicos tenham uma maior noção sobre a valorização dos condomínios que administram.

No geral, computadas as quatro cidades, “piscinas” é, de forma isolada, o item mais buscado por quem deseja morar em condomínio. Alternando segunda e terceira posições a cada trimestre, “elevador” e “academia” também são muito valorizados. Seguidos por “porteiro 24h”, que aparece de forma isolada na quarta posição, assim como “churrasqueira” na quinta.

Veja a lista completa:
















Busca de itens por cidade

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a piscina lidera sempre absoluta entre os itens mais buscados. Já em Belo Horizonte e Porto Alegre, a estrela para paulistanos e cariocas se alterna na primeira posição com o elevador.

São Paulo

Os paulistanos que buscam imóveis para morar em condomínio, segundo mostra a pesquisa do QuintoAndar, têm como preocupação maior o lazer e o bem-estar. Em meio à selva de pedra da cidade de São Paulo, as piscinas são verdadeiros oásis para quem pode ter acesso. E não por acaso, estão entre os itens mais buscados por quem deseja morar em condomínio. Na segunda colocação, porém bem mais atrás, aparecem as academias de ginástica.

Veja a lista completa:


Rio de Janeiro

Para a maioria dos cariocas, mesmo aqueles que não estão próximos da orla, a praia é logo ali. Mas, mesmo assim, as piscinas também ocupam a primeira posição no ranking de itens mais buscados por quem deseja morar em condomínio. A comodidade e a segurança também estão entre as principais preocupações no Rio de Janeiro, refletidas pela presença dos filtros “Elevador” e “Porteiro 24” na segunda e terceira posições, respectivamente.

Veja a lista completa:


Belo Horizonte

Os mineiros da capital dão indícios de que são influenciados pela sazonalidade quando buscam imóveis para morar. Segundo a pesquisa do QuintoAndar, no quarto trimestre de 2020 e no primeiro de 2021, justamente no período mais quente, que pega a primavera e o verão, a piscina foi o filtro mais usado por quem deseja morar em condomínio. Já nas outras épocas do ano, o elevador assume a liderança na preferência.

Veja a lista completa:


Porto Alegre

A praticidade do elevador é o que mais agrega valor a um condomínio, segundo as buscas feitas pelos moradores de Porto Alegre. Mas o lazer também tem seu lugar com as piscinas ocupando a segunda posição do ranking, também nos trimestres mais quentes, como em BH. Porém se alternando com a “Churrasqueira”, um item muito valorizado e que faz parte das tradições gaúchas.

Veja a lista completa:


Ter informações sobre o que as pessoas mais procuram nos condomínios é um dos principais insumos para o bom trabalho de um síndico, uma vez que a administração pode não apenas priorizar esses atrativos, mas também trabalhar para implementá-los, caso o condomínio não os tenha.


Por Síndiconet

4 visualizações0 comentário